A quarentena sozinha ou combinada a outras medidas de saúde pública pode auxiliar no controle da COVID-19

Citation:  Nussbaumer-Streit B, Mayr V, Dobrescu AI, et al. Quarantine alone or in combination with other public health measures to control COVID-19: a rapid review. Cochrane Database of Systematic Reviews 2020; (4): CD013574

De que se trata? Durante a pandemia da COVID-19, algumas pessoas estão em quarentena para reduzir o risco de transmissão do vírus.

Nesta revisão da Cochrane Rapid, os autores procuraram por efeitos da quarentena (isolada ou combinada a outras medidas) em indivíduos que tiveram contato com portadores da COVID-19, viajaram para países com casos confirmados ou vivem em regiões com altos níveis de transmissão da doença. Também procuraram por estudos sobre SARS e MERS, que podem – indiretamente – fornecer evidências. Fizeram a pesquisa em 12 de março de 2020 e incluíram 10 estudos de modelagem sobre COVID-19, quatro estudos de observação e 15 estudos de modelagem sobre SARS e MERS (os resultados desses estudos foram consistentes com os resultados dos estudos sobre a COVID-19).

 O que foi encontrado: Os estudos de modelagem relatam – consistentemente – os benefícios das medidas de quarentena. Estima-se que o isolamento de pessoas expostas a portadores ou supostos portadores da COVID-19 pode reduzir em cerca de 44% a 81% a quantidade de casos e de 31% a 63% a quantidade de óbitos.

Quanto antes forem implementadas as medidas de quarentena, menores serão os custos.

Quando a quarentena é combinada a outras medidas de controle como fechamento de escolas, restrição de viagens e distanciamento social, os estudos de modelagem estimam melhores resultados na redução de novos casos, transmissão e óbitos.

Incertezas:  A confiança nas evidências é bastante limitada porque os modelos são baseados em dados limitados obtidos semanas antes da pandemia da COVID-19 e a partir de diferentes suposições a respeito do vírus.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Add yours ↓

Comments are closed.