As intervenções sobre a promoção da saúde melhoram provavelmente os comportamentos relacionados com a saúde e a qualidade de vida dos utilizadores de farmácias comunitárias.

Citation: Steed L, Sohanpal R, Todd A, et al. Community pharmacy interventions for health promotion: effects on professional practice and health outcomes. Cochrane Database of Systematic Reviews 2019; (12): CD011207

Do que se trata? A pandemia do COVID-19 coloca uma grande pressão sobre os Sistemas e as Economias da Saúde, fazendo com que algumas pessoas tenham um o accesso limitado à assistência médica. As farmácias comunitárias podem ser importantes por fornecer conselhos sobre intervenções para melhorar o comportamento relacionado com a saúde.

Nesta revisão sistemática Cochrane, os autores pesquisaram sobre estudos aleatorizados avaliando intervenções de promoção da saúde em farmácias comunitárias. Não se restringiram ao idioma da publicação e procederam às suas pesquisas em Fevereiro de 2018. Identificaram 57 estudos aleatorizados (16.220 participantes) As intervenções foram direccionadas para trabalhadores de farmácia (8 estudos), utilizadores de farmácia (13 estudos) ou ambos (36 estudos).

O que funciona: As intervenções sobre a promoção da saúde melhoram provavelmente os comportamentos relacionados com a saúde e a qualidade de vida dos utilizadores de farmácias comunitárias.

O que não funciona: Nada foi anotado.

Qual é a incerteza: Os efeitos das intervenções sobre a promoção da saúde nas farmácias comunitárias em numerosos resultados da saúde física ou mental são incertos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Add yours ↓

Comments are closed.