Cânulas nasais de alto fluxo para apoio respiratório em pacientes adultos em cuidados intensivos: evidências insuficientes para determinar os seus efeitos

Citation: Corley A, Rickard CM, Aitken LM, et al. High-flow nasal cannulae for respiratory support in adult intensive care patients. Cochrane Database of Systematic Reviews 2017; (5): CD010172.

O que é isto? Infeções virais como a COVID-19 podem evoluir para insuficiência respiratória aguda, com pacientes que precisam de ajuda de respiração numa unidade de cuidados intensivos. Isto pode incluir o uso de cânulas nasais de alto fluxo (HFNC), que fornecem altos fluxos de ar e oxigénio misturados e humidificados.

Nesta revisão sistemática Cochrane, os autores buscaram ensaios randomizados e quase randomizados dos efeitos do uso de cânulas nasais de alto fluxo em pacientes adultos na Unidade de Cuidados Intensivos em comparação com outras formas não invasivas de apoio respiratório. Através das suas principais pesquisas em março de 2016, foram identificados 11 estudos (1972 participantes) para a inclusão na revisão. Em dezembro de 2016 foram encontrados mais 4 estudos que serão considerados numa atualização da revisão.

O que funciona: Nada foi notado.

O que não funciona: Nada foi notado.

O que é incerto: Não há evidências suficientes para determinar os efeitos das cânulas nasais de alto fluxo em comparação com outras formas de apoio respiratório para pacientes adultos em UCI.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Add yours ↓

Comments are closed.