Orientação ética para resposta a desastres

Citation: Leider JP, DeBruin D, Reynolds N, Koch A, Seaberg J. Ethical Guidance for Disaster Response, Specifically Around Crisis Standards of Care: A Systematic Review. American Journal of Public Health 2017; 107: e1–e9

De que se trata? As orientações éticas para a resposta a desastres podem ser relevantes a fim de enfrentar a pandemia da COVID-19.

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram estudos publicados que incluíam uma discussão substancial sobre a orientação ética para resposta a desastres, especificamente os padrões de cuidados em caso de crise (CSCs, na sigla em inglês). Procuraram artigos publicados em revistas especializadas entre 2012 e 2016 e incluíram 38 artigos, dos quais tiraram as suas conclusões.

O que foi encontrado: A maior parte da literatura que se dedica substancialmente a uma discussão ética sobre o planeamento de desastres está focada na triagem e às razões pelas quais a ética é necessária na resposta a desastres em geral.

Há também discussões sobre questões mais subtis (por exemplo, equidade em saúde).

Os autores da revisão concluem que “à medida que os governos e os sistemas de saúde planeiam eventos com um elevado número de vítimas, a orientação ética teoricamente sólida e praticamente útil pode – e deve – formar uma base importante para construir orientações práticas a fim de responder a catástrofes com meios moralmente apropriados”.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Add yours ↓

Comments are closed.