Os protocolos do desmame da ventilação mecânica em adultos e crianças em estado crítico: barreiras e facilitadores

Citation: Jordan J, Rose L, Dainty KN, et al. Factors that impact on the use of mechanical ventilation weaning protocols in critically ill adults and children: a qualitative evidence-synthesis. Cochrane Database of Systematic Reviews 2016; (10): CD011812

De que se trata? Alguns pacientes com COVID-19 desenvolverão falência respiratória e necessitarão de ajuda com a respiração. Poderá ser providenciada através de ventilação mecânica (VM) numa unidade de cuidados intensivos (UCI). São utilizados vários métodos para ajudar os pacientes a deixar a VM.

Nesta síntese qualitativa da Cochrane, os autores procuraram fazer uma investigação qualitativa sobre as barreiras e facilitadores que causem impacto na utilização de protocolos de desmame de VM em doentes críticos, adultos e crianças. Não restringiram por data, tipo ou idioma da publicação e fizeram a pesquisa até julho de 2016. Identificaram 11 estudos elegíveis.

 O que funciona: Protocolos de desmame têm deconsiderar o ambiente social e cultural onde vão ser implementados.

Os protocolos de desmame têm de  acomodar as complexidades da prática clínica em ambiente de UCI.

Um contributo inter-profissional abrangente ajudará a garantir um amplo entendimento e sentimento de posse dos protocolos de desmame.

A formação de todos os membros relevantes da UCIajudará na implementação de protocolos de desmame.

Os protocolos devem ser concebidos com o perfil do paciente e os requisitos da UCI em causaem mente.

O que não funciona:  Em algumas circunstâncias, os médicos preferem que o desmame seja feito utilizando o seu conhecimento e competências em vez do protocoIo.

A marginalizarão de funcionários de escalão inferiordo desmame (por eles próprios ou pelos médicos) impediram ganhar a experiência que eles e os seus colegas dos quadros superiores priorizaram.

UmaUCI com parcos recursosterá um impacto adverso na implementação do protocolo.

O que é incerto: Nada foi observado.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Add yours ↓

Comments are closed.