Terapia de fluidos liberal versus conservadora em crianças e adultos com sepse ou choque séptico

Citation: Li X, Feng G, Ma W, Liu J, Xu A. Traditional Chinese Medicine Syndromes of the Novel Coronavirus Pneumonia: A Systemic Review and Meta-analysis. World Chinese Medicine 2020; 15(3): 305-14

Que é isto? Sepse e choque séptico são complicações potencialmente fatais de infeções. A Terapia de Fluidos, tanto a conservadora quanto a liberal, é usada no seu tratamento inicial. Isso pode ter relevância no tratamento de pacientes críticos com COVID-19.

Nesta revisão sistemática da Cochrane, os autores buscaram estudos randomizados e semi-randomizados comparando a terapia de fluidos liberal versus a terapia de fluidos conservadora em pacientes com sepse ou choque séptico. Eles não restringiram as suas buscas por data ou idioma de publicação, e realizaram as buscas em Janeiro de 2018.  Eles identificaram três ensaios clínicos randomizados em crianças (3402 participantes) e conseguiram usar dados de 2 deles (3288 participantes). As terapias testadas variaram ao longo dos ensaios. Eles não encontraram ensaios clínicos em adultos.

O que funciona: Nada anotado.

O que não funciona: A terapia de fluidos liberal  apresentava um risco maior de morte em crianças com sepse e choque séptico, e não havia evidências suficientes para concluir que teve efeitos benéficos em outros desfechos, em comparação à terapia de fluidos conservadora.

O que é incerto: Os efeitos da terapia de fluidos liberal versus conservadora para adultos com sepse ou choque séptico são incertos.

Add Comment Add yours ↓

Submit a comment